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Qual é o primeiro, Marketing ou a Experiência do usuário (UX)?
  • 08
  • junho

Qual é o primeiro, Marketing ou a Experiência do usuário (UX)?

A sobreposição de marketing / UX

A sobreposição entre marketing ou UX é um assunto muito discutido! Como o reconhecimento da importância da experiência dos usuários tem crescido e ganhou impulso na última década, também tem a necessidade de diferenciar sua oferta e se tornar criativo com os esforços de marketing quando a maioria dos canais está cada vez mais saturada.

É bastante comum que o crossover seja a fonte de uma fenda entre departamentos ou funcionários dentro de um negócio onde não pode haver uma clara diferenciação ou atribuição de tarefas. Isso resulta em pessoas pisando uns nos outros ou pior, o oposto – onde ninguém aborda o que precisa ser feito por medo de ultrapassar seus limites e arruinar as penas de outra pessoa.

Então, há a questão em casos de desacordo sobre quem realmente recebe a última palavra ?! Se o departamento de marketing quiser implementar alguma forma de pop-up para capturar dados prospectivos, mas as pessoas em UX dizem que é um não ir de sua perspectiva … o que acontece então?

O conflito de marketing / UX

Sempre haverá aqueles que dizem que a UX e o marketing servem para fins completamente diferentes, são entidades totalmente separadas e representam disciplinas autônomas. O objetivo do marketing é vender e a UX é sobre como servir o usuário e atender às suas necessidades … Então vamos aprofundar um pouco mais isso, porque, de início, a primeira vista, essa visão os faz parecer muito rígidamente incompatíveis!

Vendendo
Há uma citação bem usada que você pode ter encontrado antes: “O marketing é uma questão de persuadir, seduzir e tentar manipular as pessoas na compra de produtos e serviços.” – Wally Olins, especialista em branding e identidade corporativa. Se isso for verdade, (e vamos encará-lo, é como muitas pessoas a vêem!) Você poderia dizer que o marketing é sobre acionar as pessoas na ação.

Trata-se de levar as pessoas a comprar o seu produto compartilhado ou a se inscreverem na sua lista de discussão, etc., e não de modo algum sobre a criação de experiências melhores e mais racionalizadas e prazerosas.

O marketing neste contexto atende às necessidades de uma empresa na geração de mais negócios, receitas ou hype – e isso inegavelmente serve um objetivo muito importante.

Servindo
Então, por que UX é importante? UX é sobre criar experiências perfeitas, agradáveis ​​e memoráveis ​​para o usuário. Como um usuário interage com um produto ou serviço é crucial, o que é errado e mesmo que o produto, o serviço ou o marketing sejam ótimos, uma má experiência ao encontrá-lo colocará as pessoas fora do tempo.

Os usuários querem e (com toda a legitimidade!) Esperaram que as experiências as beneficiem, não as sobrecarreguem ou confundam, mas, em vez disso, facilitá-las em algo que lhes devolva valor.

Mas é mais importante do que o outro certo ?!

Esta é a tomada menos do que diplomática no marketing e UX sobreposição – que é “obviamente” mais importante do que o outro! Jogue aquele lá fora em uma reunião de equipe e sente-se e veja os fogos de artifício!

Não é tão preto e branco! Muitas vezes, o marketing sendo uma parte mais longa estabelecida do negócio obtém mais investimento e apoio. Claro, o marketing pode fornecer algumas excelentes vendas a curto prazo e cumprir marcos de curto prazo, mas quando você pensa sobre isso, na verdade, curar um produto ou serviço que é necessário e uma alegria para usar irá gerar um fluxo de receita estável nos próximos anos! Grandes mercados UX em si!

Além disso, você pode tornar seu marketing muito mais fácil de usar utilizando os princípios da UX e você pode tornar isso muito mais eficaz e financeiramente eficiente! Ganhe vitória!

Com essa publicidade e saturação de marketing, houve um movimento marcado para gerar fluxos de marketing de entrada, em oposição ao uso da saída tradicional “lançar a rede de largura” e deve abordar alto. Isso significa que você precisa se diferenciar e não há dúvida de que é um mercado de compradores. Você precisa de seus clientes para querer você, você precisa deles para precisar de você! E a chave para isso é garantir isso, está absolutamente seguro de que a experiência que você fornece é melhor do que qualquer outra pessoa está lá fora!

Eu acho muito interessante que ambas as disciplinas promovam a criação de personagens. Embora as pessoas compradoras de marketing e as pessoas do usuário com a finalidade de construir melhores experiências de usuários diferem, elas são incrivelmente valiosas e combinam Marketing e UX é poderoso. O marketing pode se beneficiar e se basear em dados sobre o que os usuários desejam, precisam e quais são seus objetivos.

A experiência do usuário pode utilizar a visão de marketing, como o que uma certa demografia gosta, desgostos e hábitos podem ser. O marketing pode ser mais potente e a experiência do usuário melhorada continuando a trabalhar simultaneamente para uma melhor compreensão dos comportamentos humanos … Sério, você precisa desse combo em seu arsenal!

Então, alguém deveria ter precedência?

Eu realmente sinto que as pessoas precisam perceber que a UX e o marketing precisam trabalhar juntos para obter o melhor sucesso no sucesso, e uma grande parte disso é ter o mesmo tempo, mão de obra e orçamento igual dedicado a cada um.

Não se pode negar que o marketing funcione, por isso temos de encontrar uma maneira de trabalhar da maneira melhor, mais perfeita e útil possível, através do uso de princípios UX. Na verdade, alguns dos maiores ganhos podem ser feitos pelos UX e comerciantes que trabalham em conjunto e o banco de conhecimento inestimável combinado que pode fornecer – empatia, questionando a natureza, a mente aberta e o conhecimento da marca e da indústria trabalhando juntos como um!

Um bom marketing se esgueirou ao longo de nós sob o radar, muito como o que o UX faz. É simples, suave, útil e facilita uma ação que tanto o negócio como o usuário se beneficiem. Então, parece-me que o marketing e o UX combinados podem impulsionar os negócios de uma forma esperançosamente mais harmoniosa.

Então, tendo estabelecido que a UX e o marketing carregam uma grande importância …

Qual vem primeiro ?!

Eu gosto de sentir que, trabalhando em estreita colaboração com aqueles no campo do design e UX há muitos anos, cheguei em algum lugar perto de dominar a imparcialidade através do combate ao viés, e enquanto não há nenhuma maneira de colocar em pedra para garantir o sucesso, minha opinião sobre isso é Que o usuário sempre deve vir em primeiro lugar. Eu digo isso porque não há nenhum ponto investindo fortemente em marketing até testar sua oferta com o público-alvo e validado.